Jannice Dantas (Assessoria Detran)
Presente
diariamente nas ruas com 19 operações semanais, incluindo sábados e
domingos, a operação Álcool Zero já aponta uma redução de 50% de
acidentes. Com a certeza de que fiscalizar é uma das formas mais eficazes de
prevenir acidentes, o governo do Estado instituiu desde 2011 políticas
de segurança pública voltadas para o trânsito. As ações visam o combate
da perigosa mistura de bebida alcoólica e direção. Para isso, foi
instituída desde março do ano passado a operação Álcool Zero, que atua
nos mesmos moldes da Lei Seca, em vigor no Estado do Rio de Janeiro.
Presente diariamente nas ruas com 19 operações semanais, incluindo
sábados e domingos, a operação já aponta uma redução de 50% de
acidentes com vítimas fatais no Acre, se comparado ao primeiro
trimestre de 2011.
Durante as blitze realizadas por essa operação, todos os condutores
são convidados a fazerem o teste de bafômetro, estando ou não com
sinais de quem ingeriu bebida alcoólica. No caso daquele que apresenta
sintomas, mas se recusa a fazer o teste, é autuado, informado através
de um boletim de ocorrência e encaminhado para medidas administrativas.
Já o condutor que não se recusar e que seja comprovado o efeito de
álcool é conduzido a uma delegacia e preso em flagrante.
Durante as blitze, todos os condutores são convidados a fazerem o teste de bafômetro
A diretora geral do Detran aponta que o riobranquense já está
assimilando a importância dessa ação. “A prova disso é que de todos os
condutores abordados nas blitze, temos 93% de aprovação para realização
dos testes bafométricos. Outra realidade é o perceptível aumento na
procura de transportes alternativos, como táxi e moto-táxi, pelas
pessoas que desejam sair para se divertir e beber.”
A volta da fiscalização eletrônica
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Com base em estudos para auxiliar o combate da mistura álcool e
direção, o Detran estará colocando novamente nas ruas da capital
acreana a fiscalização eletrônica. A diretora explica ainda que estudos
foram realizados para que essa decisão fosse tomada. “Verificamos que,
nos pontos que necessitam de fiscalização 24 horas por dia, o valor
que pagaríamos para a fiscalização eletrônica fica em torno de 11 vezes
mais barato do que se colocássemos agentes de trânsito. Também
realizamos uma pesquisa pelo Instituto Data Control, na qual nos foi
apontado que 63% da população que vive na capital acreana é favorável
ao retorno dos radares”, explica Sawana.
O setor de Análise Criminal da Polícia Militar elaborou um estudo
minucioso sobre os principais pontos que estavam impactando as
estatísticas de acidentes, seja ele com ou sem vítima. Através dele,
foi feito um mapeamento e estabelecido onde será instalada a
fiscalização eletrônica.
Ao todo serão 16 pontos compreendidos entre a Via Chico Mendes,
estrada Dias Martins, avenidas Ceará, Getúlio Vargas e Antônio da Rocha
Viana, entre outros. Sawana Carvalho ressalta ainda que os radares
devem começar a funcionar a partir do mês de maio, no entanto, somente
de forma educativa. “Estaremos trabalhando durante aproximadamente
quatro meses de forma educativa, ou seja, apenas advertindo os
condutores que naquele ponto existe um limite de velocidade a ser
cumprido e que ele poderá ser responsabilizado pelo descumprimento”,
complementa a diretora.
Amplamente divulgado
Ao contrário do que estabelece a resolução do Contran nº 396, de 13
de dezembro de 2011 (os órgãos de trânsitos não precisam mais informar
sobre a existência de fiscalização eletrônica nas vias), o Detran Acre
optou pela informação ao condutor sobre a fiscalização eletrônica.
“Além das placas que limitam a velocidade nas vias, também teremos
placas sinalizando que naquele local há fiscalização, até porque nossa
intenção não é fazer 'pegadinha'. Queremos apenas que os condutores do
Acre se conscientizem de que as leis de trânsito existem para serem
respeitadas”, frisa Carvalho.
O comandante da Álcool Zero no Acre, Major Márcio, informa que a
mesma filosofia da fiscalização eletrônica já é utilizada. “Ficamos em
pontos estratégicos, mas não ficamos escondidos. Ao contrário, temos
uma estrutura com tendas e banner que caracterizam de longe as nossas
blitze. Não queremos impedir as pessoas de beber, apenas que, ao fazer
uso de álcool, elas não dirijam”, informou.
Novas tecnologias
A nova fiscalização eletrônica irá monitorar parada sobre a faixa,
avanço de semáforo e limite de velocidade. Em alguns pontos também será
fiscalizado o uso de cinto de segurança e do capacete. Outra novidade
também é a blitz eletrônica, onde um equipamento apontará somente os
veículos que se encontram com problemas na documentação, evitando assim
que o proprietário que conduz seu veículo com todos os documentos em
dia seja parado durante essas operações.
No entanto, a grande novidade é a leitura automática de placas.
Veículos com restrições de roubo e furto serão detectados ao passarem
pelos equipamentos e automaticamente será gerado um alarme dentro do
Ciosp para a apreensão do veículo.
Por fim, a diretora-geral do órgão ressalta que “em 2011, 38% das
vítimas estavam alcoolizadas. O trânsito também é uma questão de
segurança pública. Queremos que o cidadão seja cada vez mais consciente
dos seus direitos, mas também dos seus deveres. Com isso, estaremos
com certeza estabelecendo um trânsito mais seguro e salvando vidas que
em sua maioria são ceifadas no auge da vida produtiva da vítima”.
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