MENSAGEM






"A ordem, o consentimento, a fiscalização, as medidas administrativas e coercitivas adotadas pelas autoridades de trânsito e seus agentes terão por ojetivos prioritário a proteção à vida e à incolumidade física da pessoa." Art. 269,parágrafo 1º do CTB.







quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais de 230 motoristas já foram presos pela Álcool Zero



04/12/2012 - 22:56:12 – Jornal Á Tribuna

 
Em 2012, a Operação Álcool Zero contabiliza números impressionantes de veículos abordados, testes de bafômetro realizados, autuações e, principalmente, vidas salvas, por tirar de circulação ou conscientizar os motoristas que direção de bebida alcoólica não combinam.

O coordenador da Operação Álcool Zero, Major Márcio Alves, destaca que o objetivo da operação não é apenas punir os condutores com multas pesadas e sim conscientizar os condutores do risco que assumem ao dirigir sob o efeito de álcool.

Em 2011, foram abordados 14.887 veículos. Até o mês de outubro de2012, foram abordados 27.648 veículos. Ano passado, 6.423 motoristas fizeram o teste do bafômetro. Este ano, foram 24.590 testes. Em 2011, foram autuados 1.431 motoristas, a maioria na esfera administrativa. Em 2012, foram 2.789 motoristas. Este ano, 234 motoristas foram presos pelo motivo da comprovação da embriagues ao volante. Em 2011, foram 219 prisões.

“Em todos os quesitos da operação houve um aumento de mais de 100% se comparado com 2011. Este ano, foram realizadas 142 operações, um crescimento substancial”, destaca o major. O mês que mais houve operações foi julho, devido à Expoacre, mesmo assim, todos os dias existem blitz em Rio Branco e durante o final de semana são quatro operações.

“O importante desses números é que através deles, podemos perceber a quantidade de vidas que salvamos ao tirar das ruas motoristas embriagados. Os resultados da operação tem sido satisfatório”, explica o major.

Apesar dos resultados positivos, major Márcio confirma que a operação visa mudar um comportamento cultural e essa mudança é a médio longo prazo.

“Já sentimos que alguns motoristas mudaram o hábito de beber e dirigir, mas a grande maioria ainda insiste nessa combinação. Nosso trabalho é combater esse tipo de associação. Por isso, trabalhamos em parceria também, com as casas noturnas e bares”, afirma major Márcio.

A redução de mortes no trânsito causado por embriaguez ao volante foi de 70%. Além disso, vem caindo significantemente o número de recusa no teste, confirma o major Márcio.

Além das fiscalizações, a Operação Álcool tem o trabalho de conscientizar os motoristas e uma parte desse trabalho começa com as palestras nas escolas. Nessas ações são abordados temas cidadania do trânsito com o clamor de que o aluno não seja um mero observador, mas que seja consciente com seus deveres e colabore para um trânsito mais seguro. (Bruna Lopes)

Redes sociais interferem na Operação Álcool Zero

Major Márcio destaca que uma das atuais dificuldades é o compartilhamento de informações sobre os locais das blitzes através das redes sociais na internet.

Uma rede de amigos na internet denominada Blitz no Acre e que já conta com mais de 4 mil seguidores, com a principal finalidade de alertar os usuários sobre quais locais em tempo real onde está ocorrendo as batidas policiais, tem deixado os setores da segurança pública nas vias urbanas da Capital em alerta.

Tanto que o Departamento de Transportes Detran/AC vem monitorando a conta no facebook com frequência, mas as mensagens não param de surgir.

“Essas pessoas que anunciam na internet os locais das blitzens não têm noção do mal que estão fazendo”, ressalta o major. Segundo informações do Detran/AC, o serviço de inteligência dá polícia já vem monitorando o grupo e pretende punir os responsáveis na forma na Lei. (Bruna Lopes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário