MENSAGEM






"A ordem, o consentimento, a fiscalização, as medidas administrativas e coercitivas adotadas pelas autoridades de trânsito e seus agentes terão por ojetivos prioritário a proteção à vida e à incolumidade física da pessoa." Art. 269,parágrafo 1º do CTB.







sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo capacita 50 policiais para atuarem no trânsito

A companhia de Trânsito (Ciatran), realizou na manhã de hoje, 24, no auditório do próprio comando, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Atualização em Trânsito. O objetivo é promover o nivelamento dos policiais que atuam diretamente na fiscalização e no atendimento às ocorrências de acidentes de trânsito.
O curso foi ministrado no período de julho a agosto deste ano, com uma carga horária de 44 horas/aula. Proporciona conhecimento das infrações mais recorrentes, aptidão em lavrar auto de infrações de trânsito, proporcionar a identificação do tipo de ocorrências e os procedimentos a serem adotados, além de capacitar o agente de policia no que diz respeito à abordagem ao cidadão.
Na composição de sua grade curricular foram abordados os conteúdos de legislação de trânsito, primeiros socorros, identificação veicular, noções de fiscalização e atendimento público. Foram capacitados 50 policiais militares, sendo 35 da Ciatran e os demais atuam em outros batalhões, tanto capital, quanto interior.
O subcomandante geral da policia militar, Cel Júlio Cesar, falou sobre a importância do conhecimento técnico, mas destacou também a forma de tratamento que deve ser utilizada durante uma abordagem. “O policial que atua nessa área deve ser um exemplo de retidão e empenho”, afirma Júlio.
Sawana Carvalho, diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), destacou que o órgão também faz parte do sistema de segurança pública e que o policiamento de trânsito tem feito a diferença. “Quando prestamos serviços de excelência, estamos fazendo a diferença. Quando conseguimos diminuir o número de mortes de um ano para o outro em 20, são vidas que estamos salvando”, frisa Sawana.
O comandante da companhia de trânsito, explica que a atividade do policial militar exige conhecimento muito grande da legislação, que se renova constantemente. “Por isso, a relevância deste curso, estamos oferecendo a esta turma que se dispôs a passar uma semana fora de seus comandos, um investimento na educação e a capacitação”, diz Márcio.

Um dos concludentes do curso, sargento Messias, relatou que a experiência é gratificante. “Além do conhecimento adquirido também trocamos experiências. Nossa missão quando estamos nas ruas é de salvar vidas, até mesmo de um parente nosso, que possa vir a se acidentar”, destaca Sgt PM Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário